O Espírito Santo habita em nós

Jesus prometeu o Espírito Santo a todos que cressem no seu nome. O Espírito Santo habita, mora, em todos os que se converteram genuinamente, amam a Jesus e guardam suas palavras.

Jo 14:23-26
“Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”

 Todos os cristãos tem o Espírito Santo morando dentro de si.
( É Ele quem nos capacita a uma nova vida )

I Co 3:16
“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?”

I Co 6:19
“Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

Rm 8:8-11
“Os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.”

Quando cremos em Jesus após recebermos a Palavra, somos selados com o Espírito Santo. ( Ef 1:13 )

• No Antigo Testamento, antes de Jesus, Ele vinha em ocasiões específicas capacitando para uma determinada obra.

• Agora Ele está presente o tempo todo, morando dentro de nós. ( Pessoa Viva ).

Precisamos mais do que saber ou aprender sobre o Espírito Santo. Precisamos conhecê-lo, buscá-lo, estar com Ele, experimentar.
( Ex copo d’água )

Recebemos o Espírito Santo, que agora vem morar dentro de nós e é o poder de Deus para nossa santificação. É Ele quem nos leva a ter o caráter de Jesus.

 É Deus habitando em nós

Isto significa que todas as barreiras de pecado que nos separavam de Deus foram vencidas. Pela fé no nome de Jesus somos declarados "sem culpa" e agora somos habitação do Espirito Santo.

Será que podemos compreender realmente o que isto significa ? ...